segunda-feira, 30 de agosto de 2010

UMA VISITA ESPECIAL

Neste sábado, 28 de agosto de 2010, recebemos na Escola Agrícola Edgar de Souza Cordeiro estudantes e professores do projeto Projovem Campo Saberes da Terra da cidade de Mãe do Rio, juntamente com nossos educandos participaram das atividades normais do dia letivo, com apenas um diferencial, nossa aula de campo foi no Sitio do Sr. José Augusto, onde fomos muito bem recebidos, o mesmo falou da experiência que vive e de seu encantamento pela vida que leva na zona rural produzindo: hortaliça, galinha caipira, mel, melancia e mais uma diversidade de plantas na nossa floresta amazônica.
Zé pinto, como é chamado o senhor José Augusto disse que “seu sucesso em seu sítio deve-se a maneira dedicada como ele cuida de cada ser vivo que tem em seus domínios”, a persistência em fazer experiência está dando resultado e aconselhou nossos estudantes a não deixares seus lotes na zona rural para morar na cidade grande sem formação adequada para concorrer com candidatos bem preparados por terem formação adequada. A vida no sítio com dedicação é compensada com qualidade de vida. (Vejam fotos)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Eixo III - Orientadores em ação

Nossa luta continua e mais uma vez no IFPA, para o Eixo III de nossa formação continuada, neste bloco de aprendizagem teremos que apresentar nossa proposta de um artigo para nossos orientadores e a partir daí começarmos a escrever nossa pesquisa. Pelas fotos devem perceber que em vários momentos estávamos reunidos sendo orientados ou aguardando, tivemos uma disciplina específica para a criação de artigo científico sujeito a defesa no final do curso.
Tive uma grata surpresa ao encontrar depois de vários anos uma professora do fundamental, o reencontro foi muito proveitoso, pois, ela faz parte do grupo de professores que lutam por uma educação justa e de qualidade para todos os brasileiros, principalmente os que vivem as margens da sociedade por não terem onde morar ou plantar para sua sobrevivência.

Atividade de Matemática - 1º Ens. Médio

View more documents from mizaelluz.

Atividade de Fisica - 1º E.M

View more documents from mizaelluz.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Formação Continuada Eixo II

Voltamos ao IFPA para continuarmos nossa formação, desta vez por um período de 90 horas onde tivemos aulas teoricas e pratica vivenciando a realidade proposta por nosso curso. A reprodução dos conhecimentos adquiridos em cada eixo do curso servem de parâmetro para nossas praticas junto a nossos alunos aqui na ponta do projeto. O professor Fernando Favacho, sempre atento as nossas necessidades, nos oferece novas metodologias a serem aplicadas em nossas aulas, orienta-nos de melhor maneira possível para que possamos ter êxito em nossas atividades. Com aulas sobre diversos tipos de culturas poderemos orientar melhor nossos educandos naquilo que cada um se propuser a cultivar.
Vejam fotos.

Formação I Eixo

Paralelo ao desenvolvimento do projeto em nosso município recebemos do IFPA uma formação para nos qualificarmos a pôr em prática toda essa nova dinâmica de lecionar para jovens e adultos dentro de um contexto voltado para a realidade de cada um sem deixar de lado os conteúdos do núcleo comum de ensino retirando da grade curricular os itens necessários para suas formações sem infligir a LDB, apenas utilizando uma nova metodologia embasado na Pedagogia da Alternância, onde temos uma quantidade de aulas chamadas de tempo escola e uma porcentegem chamada tempo comunidade, lá iremos pôr em prática tudo o que for possível daquilo que foi teirizado em sala de aula. Iremos conhecer nossos alunos dentro de suas práticas edequando nossos conteúdos aos contextos vividos em seus habitat, torcendo para que estes não deixem suas propriedades para morar na cidade sem nenhuma formação sujeitos aos problemas da zona urbana.
Em Castanhal, estudamos fazendo uma especilização em Educação no Campo.

Pré-acolhida do Projeto Saberes da Terra

Depois de tanto esperar , finalmente o dia da pré-acolhida chegou aí então estamos confiantes que daqui para frente só nos resta dar continuidade no projeto que tudo será melhor, pois nossos alunos também estavam ansiosos, alguns pela vontade de voltar a estudar outros por uma pequena contribuição de caráter financeiro do projeto, porém não buscamos apenas o efeito paliativo de resolver com uma mínima cota a vida desses alunos, o que temos a oferecer-lhes é de uma riqueza sem tamanho e de um valor incomensurável que é suas formações, oferecendo-lhes conhecimentos e trocando informações de qualidade para que estes possam tratar melhor suas propriedades rurais para tirar delas seu sustento e de suas familias. Não temos o proposito apenas de ensinar mas de trocar conhecimentos.
A foto mostra toda uma equipe afim de colocar a mão na massa e trabalhar.