sábado, 25 de dezembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
terça-feira, 9 de novembro de 2010
IV - EIXO DE FORMAÇÃO
A Economia Solidária torna-se importante neste processo formativo, pois ela é originária a lutas e bandeiras defendida pela classe trabalhadora organizada por meio dos seus movimentos sociais. Ela se apresenta como uma alternativa ao modelo econômico vigente, ou seja, ao modelo capitalista, que produz riquezas gerando desigualdade para a maioria da população, e destruição do meio ambiente.
(QUARTO CADERNO PEDAGÓGICO – Projovem Campo-Saberes da Terra-Economia Solidária – 2010, p,15).
Neste módulo discutimos e traçamos algumas propostas para uma economia solidária que realmente atenda as nossas necessidades de sustentabilidade preservação do meio ambiente para repassarmos aos nossos educandos no tempo-escola e torna-lo viável sua pratica em seus lotes como atividades do tempo-comunidade.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
VISITAS AOS PROJETOS
Nossa visita aos projetos orientados e acompanhados pela equipe de professores do Saberes da Terra nas comunidades de São Francisco dos Gonzagas, Santo Antônio dos Monteiros, Genipauaçu e outras comunidades onde temos educandos foi concluída neste sábado, 30/10/2010.Tivemos a participação de todo o quadro de educadores do Projeto e cada um destes puderam tirar conclusões dos resultados obtidos nos lotes visitados individualmente, o resultado está sendo motivo de satisfação por parte dos educandos, estes dizem que somente a partir do ingresso no projeto alertaram-se para a importância de trabalhar a terra se agredi-la preservando-a sempre e utilizando-a de maneira sustentável para que seus filhos para quem estes trabalham arduamente possam num futuro bem próximo usufruírem dos benefício ora plantado e preservado por estes dedicados estudantes. Eles dizem que suas vidas mudaram pra melhor, pois, até na alimentação, sentiram a diferença ao poderem tirar de suas hortas as hortaliças a cada refeição sem gastar dinheiro ou vir até a cidade para adquiri-los. Quanto ao aprendizado, percebemos que o efeito é muito melhor eles falam das disciplinas sem aquele medo da avaliação de qualquer uma delas. Eu falo pela matemática e ouvi um estudante dizer “a matemática é fundamental em um planejamento de qualquer projeto que nos traga benefício financeiro” - [Monteiro].
Eu digo que todas as disciplinas da grade curricular tem sua importância e são repassadas com cuidado e zelo, elas não serão completas separadas, uma depende da outra para sua aplicabilidade.
domingo, 3 de outubro de 2010
Visita Internacional ao "Saberes da Terra"
Estamos em festa, recebemos uma vista muito especial a qual nos dá orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo no Projeto Projovem Campo Saberes da Terra, a nossa prática docente está sendo observada e quem sabe copiada para ser aplicada em outro país, aqui ela está dando certo e tenho certeza que vai dar certo onde for aplicada. A metodologia que tem como parâmetro a alternância nos levou a relacionar teoria e prática de maneira real fazendo com isso que o estudante vivencie o que está aprendendo é como se ele estivesse em uma oficina aprendendo uma profissão, só que ao invés de aprender somente prática, esta, vem acompanhada da teoria do currículo do núcleo comum antes não entendido por eles por falta de contextualização e relação com a realidade da cada um.
As aulas sempre começam a partir de uma pergunta ou questionamento de um ou mais educandos de acordo com um tema gerador, eu como matemático, relaciono o tema aos conceitos da matemática, elaboro uma situação problema e a resolvemos com os estudantes dando assim um sentido real aos números da resposta do problema. Essa questão resolvida terá sua prática para provar o resultado numa aula do tempo comunidade, onde faremos acontecer o quê teorizamos no tempo escola. Os peruanos sabendo dessa prática e com o apoio de seu governo estiveram aqui para quem sabe aprender conosco. Essa visita também faz parte de acordo do Governo Federal do Brasil com o governo peruano através do Ministro da Educação Fernando Haddad, para auxiliar nossos visinhos no que for possível para melhorar sua educação e suas vidas no campo. Vejam fotos.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Orientação de Projetos - II módulo
Vemos aqui estudantes sendo orientados na montagem do projeto e espera mostrar em breve a execução deste dentro dos lotes destes alunos, aguardem.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Saberes da Terra homenageia sua Pátria

Parabéns a todos os que participaram desta manifestação cívica.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
domingo, 5 de setembro de 2010
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
UMA VISITA ESPECIAL

Zé pinto, como é chamado o senhor José Augusto disse que “seu sucesso em seu sítio deve-se a maneira dedicada como ele cuida de cada ser vivo que tem em seus domínios”, a persistência em fazer experiência está dando resultado e aconselhou nossos estudantes a não deixares seus lotes na zona rural para morar na cidade grande sem formação adequada para concorrer com candidatos bem preparados por terem formação adequada. A vida no sítio com dedicação é compensada com qualidade de vida. (Vejam fotos)
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Eixo III - Orientadores em ação

Tive uma grata surpresa ao encontrar depois de vários anos uma professora do fundamental, o reencontro foi muito proveitoso, pois, ela faz parte do grupo de professores que lutam por uma educação justa e de qualidade para todos os brasileiros, principalmente os que vivem as margens da sociedade por não terem onde morar ou plantar para sua sobrevivência.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Formação Continuada Eixo II

Formação I Eixo
Pré-acolhida do Projeto Saberes da Terra
A foto mostra toda uma equipe afim de colocar a mão na massa e trabalhar.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Algumas fotos
O projeto atende uma demanda de jovens agricultores com idade de 19 a 29 anos que não tenham concluido o ensino fundamental. Trabalhamos em alternância entre tempo-escola e tempo comunidade, onde a teoria aprendida em sala de aula baseada nos saberes dos alunos e esquematizada pelos professores tem como finalidade a aplicação da prática no campo em seus respespectivos lotes ou terrenos. A troca de saberes entre professores e educandos nos faz lecionar de maneira contextualizada dentro da realidade em que vivem esses estudantes.
Assinar:
Postagens (Atom)