sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aluno que planta colhe.

Na Escola São Pedro, em Icoaraci, cidade próximo de Belém, alunos e professores tornam mais fácil, o convívio com a cultura de auto-sustentação ao usarem a área externa da escola para plantarem legumes e verduras. Os estudantes envolvidos nos projetos cercam seus canteiros com garrafas pets retirados das ruas, esse tipo de lixos nocivos à saúde pública passa a ter uma importante aplicabilidade nas hortas e também servem de abrigo para pés de cebola e outras hortaliças.
O professor e Agrônomo, Ricarth, participa diretamente do projeto com orientações e apoio aos jovens plantadores de verduras.
Através das fotos percebemos que além de tornar mais agradável à paisagem verde por ali existente, a limpeza e a manutenção da área, proporcionam um ar de ambiente arejado. As crianças têm contatos com as plantas e naturalmente, curtem a ideia de poder colher seu próprio alimento, plantado por suas próprias mãos.
Exemplo este que todas as escolas próximas da zona urbana de Belém deveriam copiar, pois em algumas delas existem terrenos livres para serem explorados, mas a merenda escolar é comprada no supermercado, as crianças lancham biscoitos com sucos sem sabor e muitas vezes com prazo da validade vencidos.
A aula de matemática sobre área e perímetro pode ser ministrada nesse quintal, pois as demarcações feitas com garrafas pet mostram figuras que podem e devem ser exploradas para mudar metodologias antigas de ensinar e aprender área e perímetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário